É preciso habilitar javascript em seu navegador.

O bairro de Icaraí apresenta uma disposição geográfica privilegiada, localizada sobre uma planície litorânea quaternária, entremeada por alguns morros e limitada por um maciço costeiro. Suas encostas, sujeitas a erosões e deslizamentos, são objeto de análise do Plano Diretor, lei nº 1157 de 29/12/92, o qual está trabalhando na contenção e estabilização das mesmas. Destaca-se ainda o rio Icaraí, o qual encontra-se canalizado e desemboca no canal Ary Parreiras, na rua de mesmo nome. Icaraí também é banhada pelas águas da Baía de Guanabara.

O bairro teve um acelerado processo de crescimento demográfico, fomentado pelo predomínio da construção de moradias em prédios. O aspecto da população em relação à estratificação social vem a ser bem diferenciada, materializando-se principalmente por meio da distribuição espacial. Na orla, os imóveis são direcionados à classe alta e média alta e, à medida em que os quarteirões se distanciam da praia, os imóveis tornam-se mais simples e a ocupação por moradores de classe média começa a se destacar.

“O predomínio de edifícios de apartamentos esbarra em várias dificuldades e se beneficia de algumas facilidades comparada com a organização política em favelas ou na periferia do bairro. Uma das dificuldades encontradas está contida na própria arquitetura, pois os edifícios aproximam fisicamente os moradores, mas os isola socialmente, freando a mobilização. Outro óbice se refere ao patamar de reivindicação. Os moradores lutam para preservar padrões de vida já estabelecidos ou para elevá-los, e o móvel da mobilização passa freqüentemente pelo meio ambiente, segurança e uso do solo, enquanto nas favelas existentes no bairro, as lutas pautam-se em necessidades cruciais da sobrevivência imediata”. (Mizubuti, 1986:203)

Através de reuniões que ocorrem toda semana na Escola Estadual Paulo de Almeida Campos, a AMAI (associação de moradores de Icaraí), a qual é filiada à Federação das Associações de Moradores de Niterói possui forte atuação na cidade.

Icaraí é uma região centralizadora em relação a outros bairros e também importante corredor de circulação rodoviária, utilizando-se principalmente as vias Governador Roberto Silveira e Praia de Icaraí. O bairro é muito bem servido de transportes coletivos, de demandas inter e intramunicipal, e também é grande a circulação de veículos particulares por suas ruas, o que geralmente provoca engarrafamentos nos horários de pico.

av roberto silveira icarai Descrição completa sobre o bairro de Icaraí

Bairro residencial que apresenta grande concentração de serviços, Icaraí reúne atividades de comércio, prestação de serviços assim como do setor informal (ambulantes/camelôs). A localização de tais serviços encontram-se primordialmente nas ruas Miguel de Frias, Coronel Moreira César, Lopes Trovão e Presidente Backer. Nestes lugares, podemos encontrar lojas, shoppings centers, galerias, restaurantes, bares e lanchonetes, dentre outros. Já na rua Gavião Peixoto, temos acesso ao coração financeiro do bairro, o qual apresenta grande concentração de agências bancárias, além de comércio significativo.

O bairro é bem servido de infra-estrutura urbana: as residências são interligadas ao sistema de esgoto sanitário bem como à rede geral de abastecimento de água. Apesar deste sistema ser antigo, ainda atende a todo a toda região. O lixo é coletado regularmente, inclusive no horário noturno, e as enchentes reduziram muito em função das obras de drenagem efetuadas nos últimos tempos. Em Icaraí podemos encontrar colégios tradicionais como a Escola Estadual Joaquim Távora e o Jardim de Infância Julia Cortines. Isso sem contar com as também tradicionais escolas da rede privada, tais como São Vicente e Instituto Abel.

Existem duas grandes principais áreas de lazer: o Campo de São Bento, com suas centenárias árvores e belos jardins, atraindo principalmente crianças e adolescentes; e a Praia de Icaraí, com extensão de quase 2 Km, palco de incontáveis práticas desportivas desde o raiar do dia até o final da noite. Completamente iluminada e pavimentada, é um elemento de estreitamento das relações sociais, contribuindo também para a urbanidade do bairro. Vários eventos — como o tradicional reveillon, festejos e shows musicais — são realizados durante o ano inteiro na praia.
praia de icarai niteroi Descrição completa sobre o bairro de Icaraí

Também se localizam em Icaraí dois hotéis e um terceiro está em vias de construção. A sua vida cultural é uma das mais ricas da cidade, com a presença de cinco cinemas, teatros e centro cultural, dentre outras opções.

Artigos Relacionados:

Categories: Uncategorized

.